Textos de Amizade Verdadeira

Poucos são os que se podem orgulhar e alegrar por, na sua vida, possuírem uma amizade verdadeira e de tantos anos quanto a nossa. Por todos esses anos e pelo inestimável sentimento que nos une, eu lhe agradeço de coração, meu amigo! São muitos momentos colecionados, alegrias compartilhadas, tristezas divididas. Obrigado por tudo, amigo! É uma alegria e um conforto incomparáveis ter você sempre presente em minha vida.

Os amigos verdadeiros são para sempre, pois ainda que existam dificuldades, impedimentos, distâncias ou discussões, a amizade tudo supera. Não há obstáculo que consiga impedir uma amizade verdadeira, e mesmo que os amigos não se vejam ou falem durante anos, o sentimento está lá no coração de cada um. E apesar dessas circunstâncias, mesmo afastados, se algum precisar de apoio, de conforto ou um simples ombro onde chorar, o outro não hesitará em demonstrar sua amizade. Pois assim é a amizade verdadeira, sempre eterna e poderosa. Um sentimento bom que torna nossas vidas mais fáceis e alegres e o mundo um lugar mais belo.

Amiga é aquela pessoa que fica contra o mundo inteiro só para continuar do seu lado, te apoiando, mesmo que você esteja fazendo tudo errado.

É aquela que insiste em te dar conselhos, esperando levar uma patada sua.

É a que olha a situação de todos os ângulos, até encontrar um em que ela possa te entender.

É aquela que te ama mais que um irmã, porque você é a irmã que ela escolheu ter.

E que apesar de fazer tudo isso, nunca espera nada em troca.

Amigo é aquele que estende as mãos,
Sem que você precise.
Aquele que em dias de chuva,
Já sai com um hiper guarda-chuva, para proteger os dois.

Aquele que conta moeda por moeda,
Para pagar um delicioso sorvete.
Aquele que se transforma em palhaço,
Para nos fazer sorrir.

Aquele que em quase todos os planos,
Quer te colocar passeios ao parque, cinema, lanchonetes…
Aquele que sempre tem um bom programinha,
No fim de semana para bons amigos.

Aquele que fala com você praticamente todos os dias,
E em apenas algumas horas, quer saber se tem novidades…
Aquele que sempre pergunta se você é feliz.

Amigo verdadeiro é muito raro, é como ter dois anjos da guarda: um enviado dos céus e um enviado da vida, ambos criados por Deus e já programados para entrar em seu destino. Amigo simplesmente é aquela parte que falta em nós: a coragem!

Um filho perguntou a mãe:
— Mãe, posso ir no hospital ver meu amigo? Ele está doente!

A mãe responde com uma pergunta:
— Claro, mas o que ele tem?

O filho com a cabeça baixa, diz:
— Tumor no cérebro.

A mãe furiosa diz:
— E você quer ir lá pra quê? Vê-lo morrer?

O filho lhe dá as costas e vai… Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar, dizendo:
— Aí mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente!

A mãe com raiva:
— E agora?! Tá feliz?! Valeu apena ter visto aquela cena?!

Uma última lágrima caiu de seus olhos e acompanhado de um sorriso, ele disse:
— Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer: Eu tinha certeza que você vinha!

A amizade não se resume só nas horas boas, de alegria, e de festa…

Amigo, é para todas as horas, boas ou ruins, tristes ou felizes!

A verdadeira amizade está acima de quaisquer valores financeiros.

Todo o dinheiro do mundo não seria suficiente para adquirir uma amizade leal, já que é um sentimento que não está à venda.

E por mais rico que seja um ser humano, ele não será completamente feliz se não contar com, pelo menos, um amigo fiel.

De nada valeria ser a pessoa mais famosa do mundo, se não pudesse contar suas alegrias a um amigo.

De nada adiantaria ter todas as riquezas materiais que o mundo pode oferecer, se não houver uma amizade para compartilhar.

Por outro lado, ainda que a pessoa seja a mais pobre da face da terra, se tiver um amigo verdadeiro, nunca passará necessidade.

Quando outras emoções se enfraquecem no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada das pessoas que se estimam.

Ter amizade é ter coração que ama e esclarece, que compreende e perdoa, nas horas mais amargas da vida.

A amizade pura é uma flor que nunca morre.

Amizade pra mim não é essa coisa que dizem por aí. É se preocupar com o outro, mesmo que ele não saiba da nossa preocupação. É querer o bem. É incluir nas preces. É desejar só coisas boas.

É ficar feliz com a felicidade do amigo. É contar as coisas boas e ruins. É querer somar as alegrias, dividir as tristezas, multiplicar as conquistas e subtrair as coisas ruins.

Amizade não é chamar de amiga pra lá e pra cá. É sentir que a outra pessoa quer – e sempre vai querer – te ver feliz e bem. Sem inveja, sem meias palavras, sem nada entalado na garganta, sem o não dito que tanto aperta o coração da gente.

quem tem um amigo
tem com quem rir
tem pra quem chorar
tem pra onde fugir

quem tem um amigo
divide a casa
a conquista
a conta
a lágrima

quem tem um amigo
não se sente só
tem sempre um lugar
e desfaz o nó

quem tem um amigo
sabe o que é viver
manda embora o medo
supera o sofrer

quem tem um amigo
tem como se encontrar
oferece o melhor colo
e sabe o que é amar.

Eu tenho poucos amigos de verdade, mas esses poucos que possuo posso dizer que valem pela minha vida inteira. Meus amigos são aqueles que me tiram da solidão, que sabem o que eu vou falar antes mesmo de eu querer dizer alguma coisa, que entendem tudo aquilo que passo e que me orientam pensando no bem que eu ainda posso fazer.

Meus amigos são aqueles que leem meus pensamentos, auxiliam meus sentimentos e que ainda conseguem encontrar espaço em meio às suas próprias vidas para a qualquer momento me abraçar e dizer “calma, vai dar tudo certo. Eu estou aqui para te ajudar”. Meus amigos não falam da boca pra fora, mas sim da alma pra fora. Seja em um elogio que me deixa contente ou em uma verdade que não consigo aceitar, eles estão sempre ali, posicionados num cantinho estratégico entre a minha razão e a minha emoção e tendo sempre as melhores das intenções. E mesmo quando sem querer (ou até mesmo querendo) eu exagero demais em uma das ações que faço em minha vida, tem sempre aquele anjo bom chamado amigo que tenta me colocar juízo dizendo em um tom meio irônico (mas com a sabedoria de um sábio) aquela velha e conhecida frase: “tem certeza que você quer fazer isto?”.

Eu tenho poucos amigos mesmo, confesso. Mas os poucos que possuo são dignos de serem lembrados. Meus amigos são verdadeiros diamantes. E se eu pudesse eu mostraria ao mundo todo essas verdadeiras jóias. Gostaria que eles contemplassem essas relíquias que brilham por dentro e que a todo instante me fascinam mais e mais. É por eles que quero caminhar por aí todo dia sem medo de mostrar tudo aquilo que eu tenho de melhor.

Meus verdadeiros amigos são assim. Diamantes da alma. Esmeraldas do coração. As joias mais lindas entre as coisas mais lindas. Fico feliz de não ser rico pelas coisas que tenho, mas sim por ter esses verdadeiros tesouros por perto. Obrigado meus amigos por me ensinarem a viver. Obrigado meus queridos diamantes de carinho por me ensinarem a amar todas as coisas simples que muitas vezes passam despercebidas por esta vida. E obrigado principalmente por me ensinarem o significado da palavra amigo. Amigo que para mim é sinônimo de união. Amigo que para mim é sinônimo de amor. Hoje, amanhã e sempre. Amigo pra nunca deixar de ter amor.

Para que serve um amigo? Para rachar a gasolina, emprestar a prancha, recomendar um disco, dar carona pra festa, passar cola, caminhar no shopping, segurar a barra. Todas as alternativas estão corretas, porém isso não basta para guardar um amigo do lado esquerdo do peito.

Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu último livro, “A Identidade”, que a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu. Chama os amigos de testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles podemos nos olhar. Vai além: diz que toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos.

Verdade verdadeira. Amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que está sendo construído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão. Veremos.

Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos.

Um amigo não empresta apenas a prancha. Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta.

Um amigo não recomenda apenas um disco. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país.

Um amigo não dá carona apenas pra festa. Te leva pro mundo dele, e topa conhecer o teu.

Um amigo não passa apenas cola. Passa contigo um aperto, passa junto o réveillon.

Um amigo não caminha apenas no shopping. Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado. Um amigo não segura a barra, apenas. Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador.

Duas dúzias de amigos assim ninguém tem. Se tiver um, amém.